Hortinha em casa

28e82880d63bc2f0b3452592da1c2dbd

Já pensou que legal ter sua própria hortinha? Uma ideia bem sustentável e saudável também.Imagina, temperar sua salada com ervas cultivadas na sua cozinha. Tudo bem fresco, natural…Sinônimo de uma excelente qualidade de vida. Você pode começar com pequenos vasinhos, que se compra (já plantados) na rede Hortifrutti da sua cidade. O bacana disso tudo é que a sua cozinha ficará charmosíssima. Melhor ainda, se você tiver uma varanda e aproveitar um cantinho para cultivar essas plantinhas. Nesta caso, a horta vertical é uma boa solução. Em geral,esses vegetais, não precisam de tanta luz solar…Mas, para cada espécie haverá um tipo de recomendação. E pesquisar sobre cada uma delas delas, poderá até virar um “hobby”…

Falta de quintal não é motivo para não ter horta! Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio de uma horta – basta escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta.

Se o apartamento tiver muita insolação, como sol durante todo o dia, você pode ter uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas, etc. Mas, se bater poucas horas de luz, é possível plantar algumas ervas e temperos em varandas, sacada ou janelas.

Na hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar e avalie qual modelo melhor se integra à decoração e estilo da sua casa. Algumas formas de cultivar as plantas são:

  • Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.
  • Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
  • Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável.
  • Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.
  • Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.
  • Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.

Vale destacar que quem optar por vasos, potes, caixas, garrafas e outros recipientes, seja em hortas verticais ou horizontais, não deve esquecer de providenciar furos no fundo para evitar o excesso de água no solo.

Para ilustrar: eis aqui algumas opções …

hortinha vertical:

HORTA EM CASA:

Ideas for Bedroom Decor: Vintage Hollywood Regency Silver Wing Back Lounge Chairs by fabulousmess: Fabulous! #Chair #Wing_Back_Chair #fabulousmess #Silver_Chair

nice herb gift basket:

cozinha gourmet com jardim de inverno e horta na bancada coifa de ilha cooktop

Temperinhos sempre à mão ~ Casa Comida e Roupa de Marca.

Amo os potes! Pra minha cozinha!:

.:

Kitchen Sink Light:

como esconder ar-condicionado:

Foto: Andrya Kohlmann:

 

Um cantinho aromático:

cozinha e bancada:

Ervas...: